Como calcular o número de pontos e de carreiras em um trabalho de tricô
Tricô - Como calcular uma peça perfeita
Não é difícil calcular o número de pontos para confeccionar uma peça no tamanho desejado. Então, porque não explicam direitinho como fazer? Encontramos modelos de peças lindas na internet, mas, quando resolvemos confeccionar, quanta decepção. A blusa que você preparou ou ficou grande demais ou muito apertadinha, não é isso?
Vamos às dicas importantes para você nunca mais errar.
Compre todo o material (linha ou lã) de uma única vez para realizar o trabalho. A cor altera conforme a tiragem da fábrica e guarde a embalagem até que termine a peça, caso você precise comprar mais material, e na embalagem tem a indicação da tiragem do seu material.
Comece seu trabalho com uma amostra do ponto. Não tem como fazer diferente. A espessura da agulha e a pressão da linha interferem no tamanho da peça. Ou seja, o seu ponto é quase igual ao meu, mas, não é igual. É por esse motivo que precisamos fazer a amostra do tricô.
Então, mãos à obra.
Coloque, aproximadamente, 30 pontos na agulha (verifique o número de pontos necessários para ponto fantasia, assim você vai precisar saber o nº múltiplo de pontos para preparar a amostra corretamente, ou seja se são quatro pontos serão 32 pontos na amostra). Prepare um quadrado, arremate e vamos aos cálculos.
Abra a amostra em superfície plana e mantenha a peça aberta corretamente, não estique e não comprima, para não sair da realidade.
Tenha em mãos uma fita métrica ou régua, papel, lápis (não use caneta para não estragar a peça) e uma calculadora (facilita muito).
Coloque a peça na posição correta. A quantidade de pontos fica no sentido horizontal e o número de carreiras na posição vertical.
Verifique quantos pontos foram necessários para confeccionar 10 centímetros de largura e anote no papel: Largura = 16 pontos (nº fictício) deu 10 cm. Faça o mesmo com o comprimento, agora você está contando o número de carreiras,. Anote: Comprimento = 18 carreiras (nº fictício) para medir os 10 cm.
Procure ter como amostra uma peça que fique perfeita na pessoa. Meça a peça, comprimento e largura e anote.


Vamos aos cálculos:
A amostra contém 16p x 18 carreiras = 10cm x 10cm.
Faça o mesmo com a peça a ser copiada. A peça tem 47 cm de largura e 51 cm de comprimento = 47cm x 51cm.
Agora vamos à regrinha de três.
Calculando o número de pontos na agulha:
Amostra tricotada:
Largura: 16p (pontos) = 10 cm
Comprimento: 18c (carreiras) = 10 cm
Cálculo:
Quantidade de pontos na agulha:
Se com 16 pontos da amostra faço 10 centímetros, quanto pontos vou precisar colocar na agulha para confeccionar 47cm?
Cálculo: 16 pontos = 10 cm
X pontos = 47 cm
Então: X pontos = (16 x 47) : 10 X pontos = 752 : 10, X pontos = 75,2 pontos. Bem, temos que fazer aproximações. Ou colocamos 75 pontos ou 76 pontos. Mas, o resultado é muito aproximado, não compromete o produto final. Um ponto a mais ou a menos não fará diferença no produto final.
Não esqueça que se o trabalho for com ponto fantasia, você terá que fazer ajuste. Ou seja: se o ponto fantasia ocupa 4 pontos na agulha, é preciso mais uma continha. Você vai colocar 76 pontos, para finalizar a carreira com 19 pontos fantasia.


Número de Carreiras: Esse é mais fácil, ou você vai fazendo e comparando com a peça que você está usando como modelo, ou poderá fazer uma estimativa para saber quantas carreiras vai precisar para finalizar seu trabalho.
Se com 18 carreiras fiz 10 centímetros, quantas carreiras preciso fazer para ter o produto final?
Cálculo: 18 carreiras = 10cm
X carreiras = 51cm
Então temos X carreiras = (18 x 51) : 10, agora é só terminar o cálculo. X carreiras = 918 : 10 e finalmente: X carreiras = 91,8. Então vamos fazer 91 ou 92 carreiras.
Este exemplo é para peças retas. Se você precisa de manga, é claro que vai começar com um determinado nº de pontos e terá que fazer aumentos durante o trabalho.
Neste caso, é interessante ter o molde em papel ou preparar a peça seguindo uma receita.

RECEITA TRICÔ FÁCIL