RECEITA TRICÔ FÁCIL

Você sabe calcular quantos pontos colocar na agulha de tricô?

Um grande dilema está sempre na quantidade de pontos que iremos colocar na agulha para fazer um trabalho em tricô. Muitas vezes a receita pede (por exemplo) 80 pontos e fio que você quer usar e mais grosso ou mais fino que o da receita original e a agulha um pouco maior ou menor da que se pede na receita.Para que a receita de certo siga as instruções.

Em primeiro lugar, depois de ter escolhido o modelo da revista ou o que você tem em mente/criou , resolva logo qual é o fio que irá usar e as agulhas para que se possa fazer uma amostra. Antes de fazer a amostra tenha em mãos as medidas que você deseja no seu trabalho - se você quiser por exemplo, fazer um gorro, meça a circunferência da cabeça em cima das sobrançelhas e dando volta na ‘tampa’ da cabeça e anote – nós vamos fazer de conta que deu 56 cm de diâmetro.

Agora está na hora de pegar este fio e agulhas e fazer uma amostra. Como faço a amostra? Fácil, coloca na agulha 12 pontos e tricota no ponto que escolheu para fazer o seu projeto por pelo menos 10 cm. Feito isso, dispense os pontos da borda (o primeiro e o último ponto da carreira), pegue uma fita métrica e meça a largura (sem esticar), dos 10 pontos centrais e anote num papel. Digamos que a medida tenha sido de 5 cm.
Com a medida da cabeça (56 cm) e a medida dos 10 pontos da amostra (5 cm)
Como fazer:
56 cm (a medida da circunferência da cabeça)x 10 (que foram os pontos medidos na amostra) : 5 cm (o resultado em centímetros dos dez pontos) = quantidade de pontos que precisarei. Abaixo, para que ocê entenda melhor, ‘armamos’ a conta procê e ficou assim…

56 x 10 : 5 = ?
?= 560 : 5 = 112

?= 112 pontos (se der um número ‘quebrado’, arredonde para mais ou menos um ponto, isto é, se tivesse dado 112.5 eu poderia colocar 113 ou 111.

Para que sua receita de tricô fique perfeita!